terça-feira, 25 de maio de 2010

O que ser quando crescer?

Pois é... É no último ano da faculdade que simplesmente descubro que não sei mais o que eu quero ser quando crescer.

Terminei o colegial com a pressão de que eu já deveria saber o que cursar na faculdade, fiz cursinho com o objetivo de fazer farmácia e ao longo desses anos a pressão (muito interna e um pouco externa) só aumenta. 
O problema é que eu me cobro muito e ultimamente tenho a leve sensação de que não sei absolutamente nada do que "vi" (ou deveria ter visto rs) na faculdade. Eu já não sei se prefiro química ou biologia, se a área indústrial me atrai mais do que lidar com pacientes, se eu quero casar ou comprar uma bicicleta! Simplesmente perdida.
Eu sei que não preciso saber exatamente agora o que eu quero pro resto da minha vida, mas a pressão interna está me consumindo. São poucas as matérias que me atraem na faculdade, são poucos os cargos que eu gostaria de trabalhar, e são raro os dias em que me sinto animada pra estudar, aprender e curtir meu último ano de farmácia!
O mercado farmacêutico não está bom, assim como muitos outros, eu sei. Mas o meu currículo não está me ajudando. Eu não tenho o inglês suficiente que as empresas exigem, só sei o básico de informática, eu não falo mais nenhum outro idioma que não seja inglês e português, eu não tenho grandes experiências profissionais, eu não tenho vivência no exterior e sou tímida e não muito inteligente, o que atrapalha nas entrevistas. Parece um absurdo de exagero, mas tudo isso é pouco em relação à tudo o que as empresas exigem. Elas querem experiências até pra quem está procurando estágio. E todo esse conflito interno só aumenta quando ouço um indivíduo - com a mesma idade que a minha - dizer que já morou fora, que fez Iniciação Científica na Irlanda e que fala mais duas ou três línguas, além do português e do inglês (porque inglês não é mais a segunda língua, já se tronou a primeira rs).
É claro que eu tenho que correr atrás e me virar nos 30 pra não ficar no fim da fila... Mas esse ano simplesmente não dá pra fazer cursinhos de inglês ou de informática. Esse ano o tempo e o dinheiro são mais curtos do que antes!!

Como todas as minhas reflexões, sempre tem o lado bom e o ruim, e sendo assim só basta colocar na balança e ver qual o lado que pesa mais, e ir tentando "arrumar a casa" da forma que der... É só um post "desabafo" pra tentar colocar pra fora essa agunia que me consome aqui dentro.
Acredito que seja mesmo uma fase. E assim como a fase do vestibular - a qual eu julgava ser a mais difícil de todas - passou, essa também passará e com certeza virão outras, em todos os aspectos da vida.

Mas os desânimos as vezes passam após uma boa aula de bioquímica... É, talvez seja isso mesmo o que eu gosto =)

Beijos à todos!

Nenhum comentário: